4 ferramentas de Big Data Marketing

4 ferramentas de Big Data Marketing

Neste fala-se de Big Data Marketing.
Já todos ouvimos as expressões “marketing digital”, “web marketing” ou “blended marketing”, “marketing 3.0”.
Mas será que existe um marketing “novo”? Será que o marketing mudou?
Ou será que, como é tão comum no marketing, se está a tentar colocar um produto velho numa embalagem nova?

O conceito do marketing, enquanto filosofia de gestão, que olha primeiro para o mercado, para as necessidades das pessoas e para a forma como a concorrência as está a satisfazer, para identificar segmentos de mercado onde a empresa pode ganhar dinheiro, vendendo bens e serviços que satisfazem problemas e necessidades das pessoas, não é nova e ganhou corpo e peso nos anos 60 do século passado.
Autores como Philip Kotler e Peter Drucker alinharam as ideias de base desta disciplina, em particular o já referido conceito de marketing e os famosos 4 Ps.

As ferramentas de que dispõem hoje os gestores de marketing são muito diferentes daquilo que existia na altura, sobretudo aquelas que a web 2.0 e, em particular, as redes sociais e a utilização de smartphones disponbiliza, facilitam e potenciam enormemente o seu trabalho.

No entanto, na minha opinião, o processo de marketing continua a precisar de abordar as mesmas 4 fases.


A diferença está na aplicação deste processo de marketing que, com a ajuda destas ferramentas, fica muito mais fácil, muito mais barato e pode ir muito mais longe do que antes:
  1. a web 2.0 permite-nos conhecer muito melhor os potenciais clientes e suas necessidades. Aquilo que exigia demorados e caríssimos estudos de mercado, sem nunca se chegar a conhecer muito bem, está hoje ao alcance das marcas, através do adWords e do Facebook, por exemplo. Segmentar é hoje mais fácil e mais barato;
  2. posicionar sempre foi uma dificuldade para o gestor de marketing. Como seleccionar a ideia “vencedora” que vamos tentar criar para identificar a nossa marca? Hoje, os testes são super fáceis, rápidos e baratos. Até os títulos dos livros são testados online;
  3. implementar essa ideia, criar essa imagem da nossa marca era um processo geralmente anual e descoordenado. Hoje, tanto a fixação do preço, como a promoção da marca, o desenvolvimento de novos produtos e até a sua distribuição podem e devem ser feitos com o auxílio da web 2.0;
  4. é na avaliação que a web 2.0 disponibiliza mais e potentes ferramentas para avaliar… tudo. Tudo o que a marca quiser, pode ser avaliado online.

Com tantas e tão importantes ferramentas, não há desculpa para as marcas continuarem a sofrer de miopia de marketing.
Agora têm obrigação de aplicar verdadeira e mais profundamente o conceito de marketing e centrar a sua actividade na satisfação de necessidades do cliente e não venda do seu produto.
Acham que isso vai acontecer?

Voltaremos a falar sobre Big Data Marketing brevemente.

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