5 app stores, muitas oportunidades globais

5 app stores, muitas oportunidades globais

As “app stores” representam uma mudança e uma oportunidade muito importantes.

IOS, Android, Windows Phone.

Três “plataformas”, três lojas de aplicações para smartphones.

Estas lojas representam muito mais do que parece.

Constituem uma novidade muito importante na distribuição. Pela primeira vez, um programador pode criar um produto (uma aplicação) e disponibilizá-lo para todos e quaisquer potenciais utilizadores.

Ou seja, todos os donos de telemóveis, que funcionem com aquela plataforma, podem adquirir a aplicação, fazendo o download da mesma pela internet e o pagamento por cartão de crédito.

Portanto, o cliente pode viver na Nova Zelândia e o programador em Portugal. As distâncias são totalmente irrelevantes. É tudo imediato.

São os primeiros mercados globais, em que clientes e fornecedores estão (praticamente) em pé de igualdade, independentemente (ou quase) do país onde residem.

Este é um passo tão importante, que já começa a ser seguido noutras paragens:

  • A Amazon vem desenvolvendo a loja para o Kindle em moldes semelhantes: qualquer autor pode publicar na livraria (desde que em inglês, espanhol ou francês) e qualquer cliente pode adquirir esses livros, onde quer que autor e leitor vivam;
  • A Amazon também abriu a sua própria loja de aplicações para Android;
  • Microsoft e Apple disponibilizam aplicações para PCs em lojas que tentam funcionar da mesma forma.

Este “novo mundo” de mercados verdadeiramente globais e muito próximos daquilo a que os economistas chamam “concorrência perfeita” (muitos e pequenos agentes, tanto do lado da oferta como do lado da procura), representa um mar de oportunidades.

As centenas de milhar de aplicações já à venda nestas lojas estão longe de esgotar o potencial destes mercados, que continuam bem “abertos”.

Quem vai aproveitar?

Se o potencial é grande, os desafios não são menores. O principal desafio está precisamente em conseguir distinguir-se entre as centenas de milhares de concorrentes.

Novamente, o desafio está em conhecer o cliente como ninguém e em conquistar a atenção dele.

Microsegmentação de personalidade e comunicação multidireccionada.

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