Chatbots é ferramenta cada vez mais utilizada

Chatbots é ferramenta cada vez mais utilizada

É a Internet e, mais recentemente, o aparecimento das redes sociais que têm potenciado o contacto mais próximo entre as marcas e os consumidores. Porém, novas ferramentas têm surgido para facilitar esta relação, como é o caso do Chatbot.

A ferramenta Chatbot é vista como a evolução da interação entre as marcas e os consumidores, que se tem tornado mais eficaz com a presença das marcas nas redes sociais. Para quem ainda não está familiarizado com o termo, Chatbot é um software de respostas automáticas, que reside em Apps, chat em tempo real, e-mail e SMS, resultando no contacto mais eficaz entre a empresa e o consumidor.

Criados com o objetivo de possibilitar a interação entre humanos e máquinas, os assistentes virtuais são capazes de efetuar inúmeras tarefas solicitadas pelos clientes, tais como reservar viagens, pedir comida, fazer movimentações bancárias, agendar uma reunião ou comprar um par de sapatos, tudo isto sem sair do chat. Para além de automatizar as tarefas, o Chatbot permite à empresa recuperar dados, fator que contribui também para a melhoria da experiência do consumidor.

Recorde-se que a automatização das conversas não são novidade na relação entre as empresas e o cliente, pois, certamente, o consumidor recorda-se de receber SMS’s no seu telemóvel que dão conta das promoções que existem no supermercado onde faz, habitualmente, as compras do mês. Uma vez que os clientes estão sempre à procura de respostas rápidas e prontas para seus comentários e consultas, o Chatbot potencia a melhoria deste compromisso em tempo real e com maior interação.

Em 2016, refira-se, Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, anunciou que qualquer utilizador poderia usar a plataforma de messenger para criar seu próprio Chatbot. Desde essa altura, a popularidade dos Chatbots em aumentado em todo o mundo.

Em 2020, 80{2bda5d1ecd292339229e355f76726b1382c716f364f3c6fe00a036ca916320fe} das empresas vão utilizar Chatbots

As empresas, cada vez mais, reconhecem as vantagens em utilizar Chatbots para alavancarem os contactos com os seus clientes.

De acordo com um estudo feito pela Oracle, a profissionais de marketing e vendas de empresas de França, Holanda, África do Sul e Reino Unido, 80 {2bda5d1ecd292339229e355f76726b1382c716f364f3c6fe00a036ca916320fe} afirmou que já usa ou tem intenção de usar Chatbots na empresa que representa até 2020.

A pesquisa mostra ainda que os os decisores das empresas têm interesse em incluir Chatbots, em particular, nas áreas de vendas, marketing e serviço ao cliente. Neste estudo, 42{2bda5d1ecd292339229e355f76726b1382c716f364f3c6fe00a036ca916320fe} dos participantes acreditam que as tecnologias de automatização nessas áreas vão melhorar a experiência do cliente durante a aquisição do produto ou serviço; já 48{2bda5d1ecd292339229e355f76726b1382c716f364f3c6fe00a036ca916320fe} disseram que já usam a tecnologia de automatização para essas funções de negócios; e 40{2bda5d1ecd292339229e355f76726b1382c716f364f3c6fe00a036ca916320fe} revela estar a planear implementar alguma forma de tecnologia automática até 2020.

No entanto, acredita-se que a tecnologia de automatização possa ter impacto sobre o corte de custos relacionados com mão-de-obra. Embora a automatização total da força de trabalho de atendimento ao cliente não seja viável, automatizar a gestão de clientes e as posições de vendas nos Estados Unidos da América resultaria numa poupança considerável.

 

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