5 Tendências que marcam o Mobile Marketing em 2017

5 Tendências que marcam o Mobile Marketing em 2017

Autor: Sebastiaan ter Burg

Recentemente, o Mobile Marketing tem vindo a ganhar grande importância devido ao aumento sustentado da utilização de dispositivos móveis no acesso à Internet. Desta forma, o crescimento do Mobile não passa despercebido à Beaconers, uma vez que todo o seu modelo de negócio gira à volta destas novas ferramentas de marketing. Nos próximos dias vamos falar sobre as novas tendências que vão marcar o ano de 2017.

 

Refira-se que em 2016, a utilização de smartphones e tablets no acesso à Internet ultrapassou, pela primeira vez, e em todo o mundo, o uso de PCs. A título de exemplo, nos Estados Unidos da América, dois terços do tempo gasto no acesso à Internet, já foi feito a partir de dispositivos móveis.

Tendo em conta esta realidade, as marcas vivem uma época de transição, uma vez que são obrigadas a acompanhar esta “Transformação Digital”, de modo a alavancarem os resultados dos seus negócios. O cliente está cada vez mais no centro das preocupações das empresas, pois este está mais exigente devido à informação que tem disponível.

  1.   Suporte Omnichannel

Os dados de comportamento, transações e sincronização de perfis individuais serão a única maneira de alcançar os clientes, que estão presentes em múltiplos canais. Apesar desta omnipresença, os consumidores querem ser tratados de forma única e especial, valorizando cada vez mais a sua experiência de consumo. Tendo em conta o contexto, esta exigência representa uma dificuldade acrescida para as empresas, que têm de criar sistemas de informação para poder direcionar os esforços de marketing para o indivíduo. É, assim, necessário ter uma visão consistente e unificada do cliente em todos os dispositivos e ser capaz de interpretar todas as ações ocorridas nos canais, tanto online como offline.

  1.   A revolução Chatbot

O Chatbot é visto como a evolução da interação entre as marcas e os consumidores, que só foi possível com o aparecimento das redes sociais. Para quem ainda não está familiarizado com o termo, Chatbot é nada mais, nada menos do que um software de respostas automáticas. Com esta ferramenta, é possível as marcas manterem uma conversa com o consumidor através de um robot. A automatização das conversas não são novidade na relação entre as empresas e o cliente, porém, o Chatbot é considerada uma ferramenta que confere melhor acesso para os utilizadores. Recorde-se que os aplicativos de mensagens estão numa fase de evolução para plataformas de marketing e comércio mais completas.  

  1.   Geolocalização como forma de atrair clientes

A Geolocalização é uma ferramenta importante que ajuda a fazer crescer o negócio localmente. Trata-se de um serviço que permite as empresas terem conhecimento da localização das pessoas e enviarem-lhes uma mensagem. Uma georeferência inclui ações que ocorrem quando um cliente entra ou sai da área específica. Por exemplo, qualquer pessoa que entrar na área predefinida de uma empresa vai ter acesso à oferta atual em qualquer aplicação para dispositivos móveis que estiver usando (desde que ele exiba anúncios).

  1.   Transformação Digital

Os dispositivos móveis representam, atualmente, o centro da comunicação entre os utilizadores. Hoje em dia, existem aplicações para satisfazer (quase) todas as necessidades do utilizador. Para isso basta um smartphone e acesso à Internet. Porém, refira-se, o domínio do smartphone pode estender-se também ao mundo offline, pois consegue controlar outros dispositivos conectados, como SmartTvs e relógios inteligentes, numa lógica de network inteligente. Tendo isto em conta, as empresas devem focar os seus esforços de marketing nos smartphones.

  1.   Social Media: a importância do vídeo

Atualmente, o vídeo tem sido o formato que mais tem atraído o utilizador, em detrimento do texto. Em 2016, as visualizações diárias de vídeo no Facebook aumentaram de um bilião para oito biliões, com 500 milhões de pessoas a assistir a vídeos todos os dias. Desta forma, estima-se que o investimento em publicidade em formato vídeo possa crescer mais de 30 por cento este ano.  O Mobile Marketing está a dar passos importantes em direção a um futuro que será material e estrategicamente moldável, definindo a vanguarda do que a indústria pode conseguir este ano, e em anos futuros.

 

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