as 3 regras do merchandising de sucesso

as 3 regras do merchandising de sucesso

Em post anterior apresentei aqui o ciclo de sucesso para uma loja, seja online ou offline.

É preciso tornar a loja visível a um tráfego qualificado, convencer uma boa parte desse tráfego a visitar a loja, depois convencer que entrou a comprar e, finalmente, transformar os clientes em apóstolos.
Conseguindo esses objectivos, a loja conseguirá não só vender o suficiente para cobrir os seus custos fixos, como também assegurar uma continuidade de angariação de novos clientes.
Para conseguir esses objectivos, os instrumentos mais importantes à disposição da loja são a montra, para fazer as pessoas entrar (ou a landing page, numa loja virtual), o merchandising e o serviço.

O merchadising acaba por ser o aspecto mais importante para convencer o visitante a comprar. Na realidade, o merchandising pode até servir para atrair visitantes à loja, nos casos em que se consegue criar a imagem da “loja que tem os melhores produtos daquele tipo”, tipo “os melhores vinhos”.
O conceito de merchandising é composto por três partes:

  1. composição do sortido de produtos;
  2. disposição dos produtos;
  3. exposição dos produtos.

Claro que o mais importante para convencer as pessoas a comprar é dispor de produtos que lhe agradem.
No entanto, isso não basta.
Também é preciso que as pessoas os encontrem facilmente e que os produtos estejam expostos de forma atraente.

A propósito de serem encontrados facilmente e da disposição dos produtos, nas lojas online, o fundamental é a organização em famílias e a utilização dum bom motor de buscas interno. Já nas lojas offline, o fundamental é a organização das rotas.

Merchadising, rotas, exposição dos produtos, são assuntos que estão mais detalhados no livro www.facebook.com/Comercio.Distribuicao.

Convém, não fazer com o merchandising dos clubes desportivos. Muitas vezes utiliza-se o mesmo termo para falar da venda de produtos diversos (o mais diverso possível) ostentanto e associando-se a determinada marca. Outros campeonatos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *