Evento Startups

Encontro Anual da Dinâmica XXI

Porque falham as Startups?

Porque falham as Start-Ups? é o tema do Encontro Anual da Dinâmica XXI, que está agendado para o próximo dia 24 de maio. A iniciativa, dirigida a empreendedores, gestores de marketing, bem como pessoas que desejam criar um negócio, terá lugar no auditório Armando Gebuza, na Universidade Lusófona de Lisboa.

Os trabalhos vão decorrer entre as 10H30 e as 16H30. O seminário da manhã é gratuito, mas de inscrição obrigatória, enquanto o workshop da tarde tem um custo de 149 euros (incluindo almoço),  estando as inscrições a decorrer aqui. Acompanhe aqui a par e passo todas as novidades sobre o evento.   

A organização do evento está a cargo da Rede Dinâmica XXI. O Encontro Anual da Dinâmica XXI - Porque falham as Start-Ups? é dirigido a empreendedores, gestores de marketing, bem como pessoas que desejam criar um negócio. 

Ao participar no nosso evento, vai ter acesso aos três eBooks:

  1. AppsFactory - O Mobile na criação de Start-Ups de Sucesso;
  2. Loyalty Marketing 3.0;
  3. Apresentações do Seminário.

Uma das grandes dificuldades encontradas pelas startups para se afirmarem reside na “chegada ao mercado”, na conquista da preferência dos clientes. Para abordar essa dificuldade, o programa é o seguinte:

Horário

Para melhor perceber as razões dessa dificuldade, vale a pena analisar o que startups e marcas incumbentes fazem:

 

 

Startups:

  • Segmentam o mercado;
  • Definem um posicionamento desejado;
  • Fazem um plano de marketing, que consiste geralmente em pouco mais do que intenções para os 4 Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção);
  • Ou seja, utilizam tecnologia de marketing que era muito avançada no século XIX!

 

Grandes Marcas:

  • Trabalham com o perfil psicológico do consumidor;
  • Criam hábitos de consumo, recorrendo a modelos psicológicos;
  • Usam formas “inocentes” e dissimuladas de comunicação das suas mensagens, através de várias formas de storytelling;
  • Testam continuamento junto dos consumidores os sentimentos relativos à marca;
  • Ou seja, utilizam a tecnologia de marketing do Século XXI! 

 

O que podem fazer as Startups, para combater com as mesmas armas:

  • Psychometrics: o perfil psicológico do consumidor em 5 dimensões (Openness, Conscientiousness, extroversion, agreeableness, neuroticism);
  • Big Data: usar as pilhas de dados sobre o consumidor, acumuladas por toda a parte.
  • Storytelling: como conseguir a incepção de ideias absolutamente inocentes na narrativa interna do consumidor;
  • Criar hábitos de consumo, através dos mesmos mecanismos psicológicos utilizados pelas grandes marcas.

A primeira parte do seminário faz, durante 20 minutos, uma comparação entre as práticas de marketing das grandes marcas incumbentes e as startups. Segue-se um período de Q&A e um intervalo. Na segunda parte do seminário analisam-se, durante novos 20 minutos, as estratégias de marketing disponíveis para as startups se aproximarem do que fazem as grandes marcas incumbentes. Termina o seminário com novo período de Q&A.

A organização do evento está a cargo da Rede Dinâmica XXI. A Rede Dinâmica XXI foi criada em 2005 com o objetivo de promover o Empreendedorismo e a Inovação no nosso País, tendo em vista o apoio à criação de startups e de PMEs inovadoras, e à renovação do tecido económico e social.