Helix

4helix + (Habilitação da 4 helix dos clusters marítimos do MED através de uma partilha de conhecimento / código aberto e abordagem baseada na comunidade em prol do crescimento do MED blue growth)

O 4helix+ é um projeto destinado a estimular, treinar e financiar a inovação dentro dos setores do Blue Growth na região do Mediterrâneo (MED). O projecto pretende melhorar o fosso entre os oito clusters marítimos regionais mediterrânicos, por um lado, e dentro dos respectivos quatro helixes, por outro. Isto está previsto para ser alcançado através de uma fonte aberta, compartilhamento de conhecimento e abordagem baseada na comunidade, resultante da cooperação com os chamados “novos agentes de inovação” e indústrias culturais e criativas.

O projecto 4helix+ irá melhorar o processo de inovação transnacional nos sectores tradicionais e emergentes da Blue nas oito regiões MED, estabelecendo e organizando um espaço cibernético, boot-camps, um evento de corretagem transnacional, dias de informação regionais e um esquema de vales de inovação. O ciberespaço do projeto permitirá um ambiente de matchmaking entre as Blue MSMEs / START-UPs, de um lado, e novos agentes de inovação (fablabs, espaços de co-working, hubs criativos, etc.) e indústrias culturais e criativas (empresas altamente especializadas, centros de IDI, etc.) por outro.

O 4helix+ concederá EUR 480.000 para pelo menos 48 projetos do setor Blue no âmbito do seu Innovation Voucher Scheme. Com a sua rede e objetivos de parceria transnacional, o projeto contribuirá para as estratégias macrorregionais relevantes da UE e para as políticas de inovação. O projeto é financiado ao abrigo do Programa INTERREG MED e o seu período de implementação vai de 1 de fevereiro de 2018 a 31 de julho de 2020. A sua reunião de arranque e primeiro comité de direção está agendada em Roma em 16 e 17 de abril de 2018.