A REDE DINÂMICA XXI foi criada em 2005 com o objetivo de promover o Empreendedorismo e a Inovação no nosso País, tendo em vista o apoio à criação de microempresas e de PME inovadoras, à renovação do tecido económico e social e, de uma maneira geral, à requalificação das regiões portuguesas.
No âmbito desta atividade, a REDE DINÂMICA XXI promoveu cursos de empreendedorismo, realizados em conjunto com alguns dos seus associados, especialmente a LISPOLIS e o município do Montijo. Mais tarde, a procura dos seus objetivos levou a REDE DINÂMICA XXI a envolver-se em diversos projetos europeus, através da realização de candidaturas a programas da União Europeia, em consórcio com parceiros de vários outros países europeus e do norte de África. O caso mais paradigmático é a participação nos projetos MEDOC TECHNOPOLIS e no MED TECHNOPOLIS.
A evolução desta atividade e da busca pelos seus objetivos levou a REDE DINÂMICA XXI a promover a realização dos Estados Gerais da Gestão nos Países de Expressão Latina (EGGPEL). A primeira edição deste congresso que se pretende bianual, realizou-se no Centro de Congressos do Estoril e a REDE DINÂMICA XXI esteve na sua génese, através da conceção, planeamento, execução e reunião do conjunto de parceiros que tornou realidade esta ideia do falecido Prof. doutor Júlio Dias e do Prof. Alain-Charles Martinet.
A atividade da associação no próximo período vai centrar-se essencialmente nos seguintes vetores:
- Ciclo de colóquios "prospetiva e ação: desenvolver os territórios";
- Ações de formação "capacitar os agentes locais";
- Elaboração e acompanhamento de candidaturas a programas da união europeia;
- Dinamização e alargamento da Rede Dinâmica XXI.