Marketing Digital vs Marketing Mobile

Marketing Digital vs Marketing Mobile

 

Marketing Digital e o Mobile Marketing são grande parte das vezes confundidos, pelo que existe necessidade de não só de clarificar os conceitos, mas e sobretudo, identificar as características que os distingue.

Na era digital e em que o acesso à Internet é feito – com tendência de crescimento – através de dispositivos móveis, as empresas são obrigadas a adaptar-se para alcançar o sucesso e a manter os seus clientes satisfeitos.

Comecemos por definir Marketing Digital. Através de ferramentas próprias de Marketing Digital, as empresas comercializam os seus produtos e serviços utilizando tecnologia digital. A divulgação é feita numa óptica multi-canal não só na Internet, mas também através de SMS, SNS (Serviço de Notificação Simples), SEO – otimização de pesquisa, bem como anúncios interativos.  

Nos dias de hoje, em que antes do cliente visitar a loja física já conhece o produto que deseja através, por exemplo, do website da empresa, a utilização de ferramentas de Marketing Digital é fundamental para quem quer continuar a ter sucesso no seu negócio. Os consumidores de hoje fazem questão de fazer a sua própria pesquisa online antes de se deslocarem à loja física e efetuarem a sua compra.

Em poucos minutos, o cliente pode descobrir uma série de  informações do que pretende, nomeadamente sobre preço, beneficios, relação custo-qualidade, disponibilidade, tempos de entrega, e até comentários de consumidores existentes. De acordo com o Google Think Insights, 48{2bda5d1ecd292339229e355f76726b1382c716f364f3c6fe00a036ca916320fe} dos consumidores começam a sua pesquisa sobre produtos e serviços que desejam nos motores de busca, enquanto 26{2bda5d1ecd292339229e355f76726b1382c716f364f3c6fe00a036ca916320fe} pesquisam em Apps nos dispositivos móveis.

Com o crescimento da utilização de dispositivos móveis, torna-se importante abordar o conceito Mobile Marketing – ou Marketing Móvel -, que é feito através da utilização de dispositivos móveis, como smartphones, tablets ou PDAs. Neste caso, o Mobile Marketing caracteriza-se por utilizar recursos da tecnologia móvel moderna, como a geolocalização, o que permite adaptar campanhas de marketing com base na localização de um cliente ou em locais frequentemente visitados. A personalização é uma consequência das tecnologias utilizadas pelo Marketing Mobile, pois a empresa é capaz de promover bens e/ou serviços de forma personalizada para o utilizador que está constantemente conectado através do seu dispositivo móvel.

O Mobile Marketing permite, desta forma, aproximar a empresa do cliente. As empresas podem implementar estratégias de Mobile Marketing através de vários meios, como a presença nas redes sociais, o QR Code, a Realidade Aumentada, o SMS, o Bluetooth ou os banners publicitários em Apps.

 

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