O poder da Geo-localização

O poder da Geo-localização

Uma das tecnologias que os smartphones estão a ajudar a massificar é a geo-localização. A geo-localização permite que as marcas comuniquem, com o seu público, na hora e no local certos, bastando depois escolher a mensagem mais adequada a esse momento.   Na verdade, o conhecimento da localização dos consumidores resulta das capacidades tecnológicas incorporadas nos dispositivos móveis, que cada vez são mais utilizados no acesso à Internet para efetuar todo o tipo de tarefas.

Assim, as tecnologias de localização, tais como GPS, RFID, Bluetooth e Wi-Fi, que estão integradas nos smartphones permitem, por exemplo,  saber onde o consumidor está localizado num determinado momento, Os dados baseados na localização podem ser ainda utilizados ​​para acionar ações relevantes, como mensagens ou experiências específicas do local onde o consumidor se encontra em determinado momento. Esta tecnologia é o suporte de uma nova disciplina emergente no Marketing – o Geo-Marketing.

Como funciona

Quando o utilizador faz o download de determinada App para o seu dispositivo móvel, seja smartphone ou tablet, é-lhe solicitada permissão para partilhar um conjunto de informações, uma das quais sobre a localização.   Desta forma, as empresas passam a saber onde andam os clientes, seja na sua loja ou na concorrência, ou em qualquer lugar que seja relevante e cuja informação contribua para a melhoria dos resultados do negócio que a marca representa.

A análise dos dados fornece um conjunto de informações, nomeadamente a frequência de visita à loja e tempo de permanência, visitas à concorrência e o tempo de permanência, bem como os padrões das visitas a um centro comercial, por exemplo.   Com os dados disponíveis, as empresas podem traçar perfis reais dos seus clientes, que resultam no desenvolvimento de campanhas personalizadas que são enviadas para o smartphone do seu target. Entre os resultados que as empresas podem ter com o recurso à geolocalização, destacam-se ainda a aquisição de novos clientes, o aumento do retorno do investimento feito em marketing e a fidelização de clientes.

Um conceito que está relacionado com a geo-localização é o geo-fencing, considerado bastante útil para segmentar usuários de Apps em áreas geográficas mais amplas. Uma vez estabelecida esta cerca virtual, a marca envia notificações, e-mails e SMS’s para o dispositivo móvel do cliente, sempre que este entrar ou sair de determinada área.

Uma das funcionalidades que fazem parte da App de Fidelização desenvolvida pela Beaconers intitula-se, precisamente,Alertas Posicionais. Trata-se de uma ferramenta muito útil para avisar os clientes sobre promoções ou para atraí-los com ofertas do seu interesse, entre outras características .

 

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