Porque é que só algumas startups têm sucesso?

Porque é que só algumas startups têm sucesso?

 

As startups criadas nos dias de hoje utilizam tecnologias bastante atuais, do séc. XXI, para conseguir criar/oferecer os melhores produtos e/ou serviços no mercado.

Com o aumento acrescido de concorrência, os empreendedores têm alguma pressa em avançar para o mercado, não verificando devidamente as suas estratégias comerciais, passando da 1ª fase, enunciada por Steve Blank, (o customer discovery), diretamente para a 3ª fase, (o customer creation), sem fazer a validação na 2ª fase.

Todavia, conseguir que uma startup tenha sucesso depende das estratégias de marketing utilizadas. Alguns exemplos de estratégias podem ser : (1) a microsegmentação com recurso a BigData, dividindo assim os consumidores em pequenos grupos para decidir como a startup se pode relacionar com cada grupo, a fim de maximizar o valor para o consumidor; (2) a comunicação multidirecionada com recurso às redes sociais, conseguindo chegar a um maior número de potenciais clientes; (3) e storytelling, contando histórias com significado para os clientes, estabelecendo ligações emocionais entre a startup e o cliente.

Neste sentido, é importante juntar a eficácia, (mostrar ao cliente o melhor para as suas vidas), à eficiência, (custos baixos graças à eliminação da redundância). Só assim, é possível às startups criar valor, tornando-se indispensáveis para os seus clientes.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *